Vendedor: A profissão mais odiada
A construção da imagem do vendedor como um trapaceiro
Não querer ser vendedor muitas das vezes é algo inconsciente. Você pode tentar justificar por características de sua personalidade como timidez, aversão a pessoas ou falar baixo. Entretanto foi escrito em seu subconsciente várias mensagens que indicam que o profissional em vendas é uma pessoa mal sucedida, trapaceira e que busca levar vantagens.
E eu não fico surpreso, quando falo com colegas da Medicina Veterinária, alunos e ex-alunos, com a aversão que sente com a área comercial, já que o modelo de vendedor que eles tem é de alguém que busca empurrar algo que você não precisa, que te fará gastar mais do que você pode.
Chegou o momento de revermos essa imagem e mostrar que o papel do vendedor, em especial do profissional veterinário como consultor em vendas, é captar a dor do tutor e levar a solução adequada. As habilidades técnicas desenvolvidas em conteúdos como epidemiologia, clínica, fisiologia ou farmacologia se tornam trunfos quando temos empatia, escuta ativa e proatividade, porque entregaremos um novo valor ao nosso paciente, ao nosso consumidor.
Vamos reconstruir a imagem do vendedor?