Seja interessado!
Fale menos e escute mais
A vida na área comercial exige que estejamos conectados com nosso cliente. Não basta ser interessante, deve ser interessados de modo legitimo nos interesses do nosso interlocutor.
Dentro da academia, em especial nas matérias de clínicas médicas, escutamos de modo frequente a importância de uma boa anamnese, coletar o máximo de informação do tutor para auxiliar em nosso raciocínio clínico. Mas até que ponto estamos interessados em ouvir o tutor? Até que ponto queremos apenas manipula-lo para obter as respostas?
Nesse ponto aqui existe uma interseção do clínico e do vendedor,
em que medida você está interessado no que o tutor, dono de loja, veterinário, tem para lhe dizer ou você quer apenas escutar informações interessantes para você?
Para sermos bons ouvintes, sermos interessados no outro, necessitamos deixar o centro do processo e colocar a outra pessoa no holofote. Abra o palco! Estenda um tapete vermelho e deixe que o outro brilhe nesse momento. Escute com atenção os detalhes, as histórias, em alguns momentos os devaneios.
Vender um produto, um serviço ou sua marca parte primeiro em entender o que o seu semelhante deseja e você somente saberá se falar menos e escutar mais.