RECLAMAÇÃO NÃO VAI MUDAR A REALIDADE

Visitar uma pet shop, uma clínica ou uma agrorevenda e não escutar reclamações sobre a concorrência com megastores e grandes redes é uma tarefa difícil atualmente. Esse perfil de loja possui volume e escala que lhes permitem oferecer preços competitivos e uma ampla gama de produtos, é verdade. Mas será que o varejo médio e pequeno pode aprimorar o seu negócio? O que as megastores não fazem ou até negligenciam, trazendo oportunidades para o varejo de bairro se manter e crescer?

Vou fazer um exercício de reflexão aqui para que os primeiros passos sejam dados e você comece já a mudar o cenário do seu negócio. Compartilhe o que julgar importante nos comentários deste texto para termos uma troca enriquecedora!

  1. Crie uma conexão com o seu cliente

A palavra que cada um de nós mais escuta durante a vida é o nosso nome, e essa palavra é muito importante para nós. Portanto, para criar conexão, aprenda o nome dos clientes que chegam à sua loja e também dos filhos deles!

Ah, mas eu tenho dificuldade em guardar nomes! Bom, eu estava no terceiro período da faculdade e aprendi algo que me marcou muito sobre como guardar nomes. Meu professor de sociologia, na primeira aula, tinha em mãos a lista de chamada e, durante a apresentação de cada aluno, ele escutava atentamente o que era dito. Ao lado do nome, anotava detalhes marcantes da fisionomia e da história da pessoa.

A partir da terceira aula, em uma turma de mais de 40 pessoas, o professor Murilo sabia o nome de todos, inclusive o sobrenome daqueles que se repetiam. Ele nunca me ensinou isso diretamente, mas aprendi observando-o e apliquei essa técnica na minha rotina acadêmica e comercial.

Pegue um caderno, uma agenda, e comece a personalizar o atendimento da sua loja. Crie essa cultura dentro do seu negócio e, a partir disso, comece a fazer ofertas personalizadas para cada um dos seus clientes.

A personalização do seu trabalho e do seu time gera uma conexão emocional e ativa o gatilho da reciprocidade e da gratidão. “O João da AgroRação se preocupa com meu pet. Indicou a ração certa para ele e é atencioso em cada visita à loja. Por isso, só compro lá.”

Reflita, comece, pratique, revise e faça de novo!

  1. Seleção de produtos

Com o conhecimento do seu cliente, você poderá se tornar um curador de produtos para o pet dele. Danilo, calma aí, o que é curador?

Curador é aquela pessoa que seleciona, organiza e indica produtos e serviços. O termo é comum na área de obras de arte, e somente quem conhece bem é capaz de montar uma exposição e indicar a obra mais adequada para cada cliente.

Quando você conhece em detalhes o perfil do seu cliente, da família dele e dos gostos individuais, é capaz de oferecer produtos adequados, serviços únicos, algo que nenhuma rede é capaz de fazer. Larga escala não combina com personalização.

Pense no seu dia a dia! Há tutores de felinos que frequentam sua loja com regularidade? Os tutores de pets não convencionais têm buscado produtos em sua loja? Esses são dois segmentos em alta no mercado pet, mas basta eu copiar o que uma megastore faz e vender também? Claro que não.

Com informações adequadas, você poderá saber se a tendência do setor está crescendo em sua área e se adaptar!

  1. Crie uma comunidade

Não espere que um fornecedor chegue com um evento pré-formatado para que você faça algo em seu bairro. Explore parcerias com outros negócios locais, seja para uma oferta de desconto cruzado ou uma feira de adoção.

Crie um calendário de eventos para o seu ano, incluindo palestras, feiras de adoção e concursos com prêmios para os pets. Gere engajamento e divulgação orgânica nas mídias sociais!

Além de eventos, você pode criar um programa de fidelidade para a compra regular de ração, para banhos e tosas. Se tiver um consultório veterinário, promova ações para que o tutor traga regularmente o pet para cuidados como vacinas, vermífugos, controle de pulgas e carrapatos.

Outro aspecto importante é colocar sua loja no Google Meu Negócio, uma ferramenta que trará mais pessoas do seu bairro para sua loja!

Não quero alongar muito o texto para que seja prático aplicá-lo em seu local de trabalho e para que você comece já! Comece implementando essas estratégias e depois reflita sobre o que mais pode ser feito. Vamos transformar o seu negócio!

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Dr. Danilo Guedes

Médico Veterinário.
Mestre e Doutor em Ciências Veterinárias
Empresário na MasterPec
Educador na VetEnsina

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