Na postagem feita no final de agosto, essa aqui (https://vetensina.com.br/2024/08/29/reclamacao-nao-vai-mudar-a-realidade/), trouxe algumas reflexões para que o pequeno e médio varejo continue tendo destaque como a primeira opção de compra para tutores e pais de pet! Um ponto chamou atenção de algumas pessoas que solicitaram auxílio com o Google Meu Negócio e decidi trazer um passo a passo para auxiliá-los.
Ter uma página da sua loja no Google Meu Negócio é uma ótima maneira de aumentar a visibilidade da sua empresa online e atrair mais clientes locais. Vamos sem medo entrar na era digital e fazer seu negócio crescer!
1. Acessar o Google Meu Negócio
Você irá acessar oGoogle Meu Negócio https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/ E lá fará o login com sua conta Google. Uma sugestão, crie um Gmail para sua loja, não use sua conta pessoal.
2. Iniciar a Criação da Página
Após acessar dentro do painel do Google Meu Negócio, clique em “Adicionar sua empresa ao Google”. Coloque o nome da sua empresa, tendo atenção para usar o nome pelo qual os clientes conhecem seu negócio. Ou seja, o nome que está lá na fachada!
Selecione na sequência a categoria do negócio, tenha atenção para aquela que melhor descreve a sua empresa. Você pode digitar palavras-chave como animais, veterinário, pet shop, alimentos para auxiliar nas sugestões.
Quando cadastrei a minha empresa no Google Meu Negócio não encontrei Distribuição de produtos veterinários e acabei colocando apenas como veterinário. Recebo ligações perguntando sobre valor de consulta até hoje. Então, não cometa esse mesmo erro, escolha corretamente!
3. Endereço, área de atendimento e contatos
Coloque agora o endereço completo, confirme a localização exata no mapa e traga seus clientes para sua loja. Tem serviços de entrega? Você pode marcar a opção de “Eu atendo os clientes fora do meu local” e especificar a área de atendimento.
Insira um número de telefone onde os clientes possam contatar sua loja. Coloque como contato principal o número do Whatsapp, pois é comum as pessoas já clicarem e iniciarem uma conversa com você e seu time!
Você tem um site? Coloque aqui o URL dele. Não tem? Você pode escolher a opção de criar um site gratuito usando o Google Meu Negócio.
Fique atento que o Google fará uma verificação de que você é o proprietário da empresa por meio de um código de verificação. O mesmo pode ser enviado por telefone, e-mail ou até mesmo por verificação instantânea (dependendo da sua localização).
4. Traga a sua para a Página
Comece descrevendo sua história, destaque seus produtos e serviços e o que a torna você único. Adicione fotos de alta qualidade da fachada da loja, interior, produtos e equipe. Isso ajuda a criar uma boa impressão para os clientes.
Adicione os horários de funcionamento da sua loja, incluindo horários especiais para feriados, se aplicável. Procure rever, se necessário, os dados, as fotos e fique atento as interações dos seus clientes.
Quando receber uma avaliação responda-as, às avaliações dos clientes, sejam elas positivas ou negativas. Isso mostra que você valoriza o feedback dos clientes e está comprometido com o atendimento.
Existe um recurso interessante de postagens onde você pode incluir eventos, novidades e promoções. Peça ajuda dos seus fornecedores para ter imagens em alta resolução de cada produto quando for fazer a divulgação!
Com sua página ativa aproveite as ferramentas de análise do Google Meu Negócio para monitorar como os clientes estão encontrando e interagindo com sua empresa online e a partir disso faça ajustes nas suas informações ou estratégias para melhorar a visibilidade e a atração de clientes.
Configurar sua página no Google Meu Negócio é um passo essencial para aumentar a presença online da sua loja e atrair mais clientes locais. Com as informações corretas e uma boa interação com os clientes, você pode transformar essa ferramenta em um poderoso aliado para o crescimento da sua empresa. Depois me conte como foi para você configurar, os desafios que passou e como auxiliou seu negócio! Sucesso a todos!