PARCERIA ESTRATÉGICA PARA MUDAR O SEU VAREJO

A competição dentro do varejo pet aumentou no após a pandemia de covid-19 com o fortalecimento de grandes redes varejistas. Parte desse fortalecimento ocorre por essas marcas oferecerem comodidades como plano de assinaturas, são omnichannel (estão em todos os pontos de contato possíveis), buscam negociações agressivas com fornecedores.

O outro aspecto relevante está nas modificações do consumo após a pandemia, onde os gastos como lazer (viajens, cinema, teatro) passaram a competir com parte da renda antes destina ao pet. Nesse cenário o pequeno e médio varejo pet precisa se profissionalizar para ser a primeira opção do tutor, mas como fazer isso?

Um passo interessante está no fortalecimento com seus fornecedores. Mude a visão em relação ao distribuidor e a industria de serem “malvadões” que querem encher o seu estoque e estruture uma via de mão dupla construindo novas oportunidades.

Quero deixar aqui três pilares essenciais na sua nova relação.

Negociação estratégica: os dois lados em uma negocição querem crescer. Ninguém está querendo andar de lado na área de vendas ou perder espaço na escolha do consumidor. Desse modo, tenha em mãos dados sobre o papel do seu fornecedor dentro da sua loja e discuta em conjunto um plano de crescimento.

Dentro do plano discuta condições de preço, prazo estável que possibilite você saber sua rentabilidade durante todo o ano. Adicione a possibilidade de ser exclusivo com um ou mais itens dentro do seu bairro ou região, se isso fizer sentido para você.

Marketing cooperado: já falamos aqui sobre a construção do seu calendário de ações, logo ele se une ao seu plano de negócios com fornecedor para estruturação de campanhas de divulgação e exposição das marcas com custos compartilhados.

Dentro dessa cooperação com seu fornecedor reflita sobre a exposição dos produtos dentro da loja. É importante pensar sobre áreas quentes e frias, realização de ações de venda cruzada (produtos que se combinam como um petisco funcional fit e a ração light), construção de espaços adicionais de exposição com displays, expositores, clip strips (aquelas fitas com gancheira).

Dessa forma, você terá mais pessoas pensando com você o seu negócio!

Treinamento e suporte: quando falamos de treinamento a primeira ideia é falar sobre produtos, qualidade, benefícios, diferenciais. Entretanto, leve uma proposta diferente para o seu fornecedor estratégico.

Reflita qual a principal carência existe na sua empresa dentro do seu processo comercial e requisite treinamentos que vão além de produtos. Atendimento online, abordagem, persussão, técnicas de venda e pós venda, tendências de mercado. Discuta com o seu time também sobre o que eles gostariam de ser treinados.

A qualidade e eficácia dos produtos veterinários devem ser garantidos pela industria que produz e pelo Ministério da Agricultura que fiscaliza. Você, lojista, precisa pensar em como o seu time vai vender, reter e atrair tutores para a loja. Produto bom não se vende sozinho.

Desse modo, a chave é posicionar-se como um parceiro estratégico para o fornecedor, não apenas um comprador. Desta forma, a parceria se torna mais resiliente e orientada para crescimento conjunto.

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Dr. Danilo Guedes

Médico Veterinário.
Mestre e Doutor em Ciências Veterinárias
Empresário na MasterPec
Educador na VetEnsina

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